Sertão, Sertões

07/11/2013 09:36

Documentário

Sertão, Sertões

Inspirado em dois clássicos da literatura brasileira, Os Sertões, de Euclides da Cunha e Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, o filme é uma reflexão sobre a categoria mítica do sertão no Brasil contemporâneo.

O deslocamento das populações rurais para os grandes centros urbanos e, do outro lado, a expansão das fronteiras agrícolas brasileiras, parecem confirmar a profecia famosa de Antonio Conselheiro: "O sertão vai virar praia, a praia vai virar sertão".

Filmado ao longo de dois anos, a produção percorreu os territórios míticos de Rosa e Euclides, o norte de Minas e o sertão baiano. Esteve também em Rondônia, palco da rebelião dos operários da usina de Jirau. E se debruçou sobre o novo "sertão" das comunidades pobres do Rio de Janeiro, sobretudo a da Rocinha e Dona Marta.

https://www.youtube.com/watch?v=-SsC6Tz8LQQ

 

Seca, Conviver para Viver

O documentário Seca, Conviver para Viver é uma reflexão sobre a problemática que afeta a vida no semiárido em decorrência da estiagem, procurando despertar a busca pelo entendimento das razões que levaram e levam a tal realidade. Dessa forma, intervir e buscar mudanças, fazendo com que o homem do sertão se veja dentro de sua realidade e perceba que o problema do sertão não está na seca, o problema do sertão é o próprio ser humano que tem fracassado em sua relação com a natureza do sertão, com a cultura, política, educação e economia.

É importante que os povos do semiárido compreendam que é possível viver bem nessa região, desde que se busquem alternativas de convivência e que as ações políticas sejam comprometidas com o bem-estar do povo.

https://www.youtube.com/watch?v=FRdhS_j8wSY