Ações afirmativas e educação: reflexões etnicorraciais

07/11/2013 09:32

Mesa: Ações afirmativas e educação
Prof. Dr. José Jorge de Carvalho (PPGAS/UnB; Coordenador do Instituo de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa do CNPq/UnB); Profa. Dra. Maria Anória de Jesus Oliveira (Mestrado em Crítica Cultural/UNEB)

Dia 15/06/2012, o IFRN Cidade Alta recebeu no auditório do campus o seminário Ações Afirmativas e Educação: reflexões etnicorraciais, que tem como eixos gerais para debate as políticas de inclusão que nas últimas décadas têm sido chamadas de ações afirmativas, principalmente voltadas para a inclusão de todos os segmentos sociais na cidadania e democracia, e a crítica a todo tipo de preconceito e discriminação.

No caso em particular, as voltadas para o campo da educação étnicorracial, tanto no campo da produção de materiais didáticos e componentes curriculares que incluam as temáticas indígenas e negras, quanto na inclusão de outras vozes e epistemologias, não-ocidentais e tradicionais, nas salas de aula e auditórios.

Neste encontro, propõe-se a reflexão especialmente em torno das políticas de reserva preferencial de vagas, no caso para negros e índios, popularmente chamadas de "políticas de cotas"; e da produção de materiais didáticos que deem conta de atender o que propõe a lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e de cultura afro-brasileira.

Além disso, mais uma vez, reúnem-se representantes de comunidades tradicionais, no caso quilombolas, para traçar pontos em comuns e paralelos entre trajetórias negras no estado do Rio Grande do Norte. Espera-se fomentar o debate, a reflexão, a produção de conhecimento e de mecanismos de aproximação entre saberes.

O seminário é realizado pela Secretaria de Educação a Distância e Departamento de Antropologia da UFRN, e conta com o apoio do IFRN e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC.

https://www.youtube.com/watch?v=pHo4q1IkWvo